Vídeo não pode ser exibido.


Novas formas de visualizar o blog:

domingo, 20 de janeiro de 2008

Aula 006 - Maria foi predestinada à sua Missão

Podemos analizar quatro aspectos da Missão de Maria, Mãe de Deus: a missão é singular; ela é gratuita; é anterior à de todas as outras criaturas;e é a causa de outras missões. Vamos então ver como o Pe. Roschini em seu livro “Instruções Marianas” estuda este assunto.

1. Predestinação singularíssima

É preciso considerar, antes de tudo, que Deus decidiu o plano da criação “com um único e eterno ato de sua vontade divina” abarcando ao mesmo tempo todas as coisas e seres que tenham existito, existem ou venham existir no tempo. Assim, toda criação foi concebida nos planos de Deus. Os teólogos chamam os vários momentos desse único ato da criação como decreto divino. Apesar de “formalmente único” ele é “virtualmente múltiplo”.

A singularidade da missão de Maria se destaca pois pelo mesmo decreto que Cristo foi predestinado a ser Seu Filho, Maria foi predestinada a ser a Mãe de Deus. “Por um idêntico e único decreto, embora não de igual modo, Deus predestinou Cristo (Filho de Deus e Mediador) e Maria (Mãe de Deus e Medianeira)” (Pe. Roschini, Instruções Marianas, pg. 22, Ed. Paulinas, 1960).

Como ensinam Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus e PIo XII na Bula Munificentissimus Deus, “os primórdios da Virgem foram preestabelecidos mediante um só e mesmo decreto com a Encarnação da divina Sabedoria”.

Vemos na Biblia Sagrada que a Virgem Santíssima sempre é apresentada em sua união com Jesus, desde o Genesis até o Apocalipse. O grande papa S. Pio X afirma de modo magistral: “Na Sagrada Escritura, quase todas as vezes em que é profetizada nossa graça futura, o Salvador dos Homens é apresentado conjuntamente com sua Mãe”. S. Pio X, enciclica Ad diem illum.

Quando se fala num filho, pensamos logo na sua origem, ou seja seus pais, pois a filiação e a paterniadade ou maternidade estão ligados. É a lógica razoavel. Jesus é Filho de Deus por meio de Deus, seu Pai e Ele é Filho do Homem, ou Homem, por meio de Maria que lhe deu no tempo a sua natureza humana.

Concluimos então, que a predestinação de Maria para ser Mãe de Deus foi singularíssima em virtude mesmo de Deus e de seu Filho Jesus, e foi distinta e anterior, quanto ao plano divino, à criação ab eterno a todas as outras criaturas.

Em nossa proxima aula, se Deus quiser, estudaremos por que a predestinação de Maria foi anterior à de todas outras criaturas. Que Ela nos abênçõe e ajude a todos ao longo da semana.

Salve Maria!

Nenhum comentário: