Vídeo não pode ser exibido.


Novas formas de visualizar o blog:

sábado, 21 de abril de 2007

Aula 004 - Princípios nos quais se baseia o estudo de Maria

Mariologia - Aula 004
* Princípios nos quais se baseia o estudo de Maria
Estudaremos cinco princípios fundamentais, de acordo com o Pe. Roschini: um primário e quatro secundários.
a) O princípio primário
O primeiro princípio, o mais importante é este: "Maria Santíssima é a Mãe Universal, tanto do Criador, quanto das criaturas". Sendo a Mãe do Criador e das criaturas, está está entre Ele e nós, nos unindo. Diz o Pe. Roschini: "Com efeito, dando ao Criador a vida natural das criaturas, Ela deu às criaturas a vida sobrenatural do Criador." Instruções Marianas, Pe. Roschini, III, 2.
A missão materna e medianeira de unir as criaturas ao Criador constituiu Maria Santíssima como Raínha de Todo o Universo.
Deus concedeu, em virtude desta altíssima missão, privilégios singulares à Virgem Santíssima e a Igreja a cultua com um culto também especial, o culto de hiperdulia.
b) Princípios Secundários - Temos ainda quatro outros princípios, chamados secundários, em vista do grande princípio estudado anteriormente, mas não menos importantes. São eles: princípio de singularidade, princípio de conveniência, princípio de eminência e princípio de analogia ou semelhança com Cristo.
1. princípio da silgularidade. A singularidade da missão da Virgem Santíssima exige "necessariamente a singularidade dos privilégios necessários ou convenientes a realização de tal missão. Nada mais justo. À singularidade do fim deve corresponder, logicamente, a singularidade dos meios." Instruções Marianas, Pe. Roschini, III, 2b.
Portanto, nossa Mãe Santíssima, foi uma mulher, uma criatura singularíssima, com privilégios singuláres desde o primeiro instante de sua existência.
2. princípio da conveniência Segundo o pe. Roschini, este principio é assim enunciado: "Devem-se admitir na Virgem Santíssima tôdas as perfeições que convenham realmente à dignidade da Mãe universal, desde que tenham algum fundamento na Revelação e não sejam contrários à fé, nem à razão". Instruções Marianas,III, 2b.
Quando Deus dá uma missão para alguém, também lhe dá as graças, os dons e os privilégios inerentes à missão. Deus faz isto com todos, logo, com maior razão, também com Maria, Sua digna Mãe e nossa Medianeira.
3. princípio da eminência Todos os privilégios concedidos aos outros Santos, foi concedido também, de algum modo, à Virgem Santíssima. Citando Dante Alighieri, o Pe. Roschini assim comenta:
"Em ti se congrega -- tudo o que há de bom nas outras criaturas" (Paraiso, 33,21). Todas as graças, portanto, todos os privilégios concedidos aos Santos foram concedidos também, pelo menos de modo equivalente, à Raínha dos Santos, a menos que fossem imcompatíveis com sua condição particular.
4. princípio da analogia ou semelhança com Cristo assim enunciado pelo Pe. Roschini: "Aos vários privilégios da humanidade de Cristo, correspondem na Virgem Santíssima privilégios análogos".
Linguagem clara e sem rodeios. Maria é, entre todas as criaturas, a que mais se aproxima do protótipo de perfeição que é Cristo.

Estudaremos nas próximas aulas {u}a missão singular de Maria, por hoje, terminemos esta aula, invocando a maternal proteção de Maria Santíssima, sobre todos nós, nossas famílias, nossas empresas, nossos afazeres, etc.
Ave Maria...
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós.

Nenhum comentário: